domingo, 28 de agosto de 2016

Dica: Autorização para viajar para New York

Fui a Nova Iorque em Julho de 2011. Na altura uma das coisas que me estava a preocupar e afinal foi super simples de tratar, foi a autorização para entrar no país.
Sendo que a viagem dura menos de noventa dias, para portugueses, basta ter autorização e não o visto.
Essa autorização faz -se através de um site preenchendo umas perguntas muito simples, tipo "Já esteve preso?", na altura paguei uns 15 dólares, e lembro me que o meu foi aprovado na hora, o do meu marido demoraram  uns três dias para aprovar, não faço ideia porquê, mas na altura como o meu deu logo e o dele não, fiquei preocupada. Para pagar usei o cartão de crédito, para este tipo de coisas dá muito jeito.
Este é o procedimento (no site no centro superior direito dá para mudar a língua para português):

  • Entre no site do Sistema Eletrónico de Autorização de Viagens e preencha o formulário básico de identificação.
  • Logo que tenha a sua viagem autorizada imprima o documento, que deverá juntar ao seu passaporte e apresentar à saída de Portugal ou no controlo fronteiriço nos EUA. 
  • Se o sistema responder "Viagem não autorizada" o passageiro deverá solicitar um visto de não-imigrante no consulado mais próximo ou na Embaixada em Lisboa.
  • Se o sistema responder "Autorização pendente" deverá voltar à Internet 72 horas depois para receber a resposta final.
  • Estas autorizações são válidas por dois anos, a contar da data em que são obtidas e para múltiplas entradas nos EUA. Se o passaporte caducar terá de ser solicitada uma nova autorização.

Este mês ando ausente, muito trabalho, espero vir deixar mais dicas sobre NY aos poucos. E daqui a três semanas tenho mais uma viagem planeada 😁 vou partilhar tudo no snap : @pandaquerida

Sem comentários:

Enviar um comentário